Câncer de Bexiga

• Sangue na urina.
  • Micção com frequência.
  • Dor nas costas.

Principalmente em casa de sangue na urina, o médico deve ser consultado para que faça um diagnóstico preciso. Em caso de outros sinais ou sintomas, procure-nos imediatamente.

• Infecções com parasitas.
  • Exposição à radiação ou alguns tipos de produtos químicos.
  • Tabagismo.
  • Irritação crônica do revestimento da bexiga.

• Fumar: Cigarros, charutos ou cachimbos, aumenta a chance pela quantidade de substâncias nocivas que vão para a urina, podendo causar a doença.
  • Idade: Quanto maior, maior a probabilidade de desenvolver o Câncer de Bexiga.
  • Raça: Pessoas brancas tem maior chance de ter a doença.
  • Gênero: Homens tem um risco maior de desenvolver esse tipo de Câncer.
  • Exposição a alguns Produtos Químicos: As substâncias químicas que entram no corpo são filtradas pelos rins e destinadas a bexiga, o que faz com que esteja mais suscetível a doença, principalmente com substâncias como Arsênico, e produtos químicos usados na fabricação de têxteis, couro, produtos com tinta, corantes e borracha.
  • Tratamento anterior de Câncer: Pacientes que já trataram câncer por radiação direcionada a região pélvica tem maior risco de desenvolver também Câncer de Bexiga.
  • Inflamação crônica da Bexiga: Inflamações ou infecções urinárias crônicas, como cistite que pode ser causada pelo uso prolongado de um cateter urinário por exemplo, aumentam a chance de câncer de bexiga de células escamosas.
  • Histórico Familiar: Se a família possui casos de Câncer de Bexiga, as probabilidades aumentam.

Algumas ações que podem ajudar na prevenção do Câncer de Bexiga, são:

• Parar de Fumar.
  • Manter uma dieta rica em nutrientes.
  • Tomar cuidado no contato com Produtos Químicos.

• Cirurgia: Remover o tecido canceroso. Pode ser feito por uma cirurgia endoscópica através da uretra em estágios iniciais.
  • Quimioterapia: Medicação intravenosa ou oral para tumores localizados no revestimento da bexiga ou no corpo todo diminuindo a chance de reincidência.
  • Reconstrução: Criação de uma nova maneira de eliminar a urina do corpo após a remoção da bexiga.
  • Radioterapia: Utiliza radiação de alta potência energética para destruir as células cancerígenas. Geralmente usada como tratamento inicial nos casos em que a cirurgia não é uma opção.
  • Imunoterapia: Ativa o sistema imunológico do corpo para combater as células cancerígenas da Bexiga, ou do corpo todo.