Câncer de Pênis

• Tumoração na glande (cabeça do pênis), na pele que cobre a glande ou no corpo do pênis.
  • Presença de secreção branca (esmegma).
  • Aumento fora do normal do tecido da glande.
  • Dor.
  • Odor forte.
  • Inchaço ou coceira.
  • Sangramento.
  • Ferida no pênis que não cicatriza

No caso de aparecer qualquer um dos sinais ou sintomas e, principalmente se persistirem por mais de duas semanas, procure-nos imediatamente.

As causas específicas para a maior parte dos cânceres de pênis são desconhecidas.

• Estreitamento do prepúcio: Homens com fimose que não fizeram a retirada possuem maior probabilidade de desenvolver a doença.
  • Higiene: Dificuldades econômicas ou falta de instrução que possam causar má higiene do pênis podem causar a doença.
  • HPV: Pessoas que já tiveram Papilomavírus Humano, tem uma tendência maior ao Câncer de Pênis.

• Limpeza diária correta do órgão com água e sabão, principalmente após relação sexual e masturbação.
  • Passar pela cirurgia de fimose, em caso de necessidade.
  • Utilizar preservativo durante as relações sexuais.
  • Não fumar.

• Cirurgia: As cirurgias para Câncer de Pênis são feitas de acordo com o tamanho e local do tumor, podendo ser uma simples circuncisão no prepúcio, uma excisão simples, a cirurgia de Mohs, ou até uma Penectomia parcial ou total que remove parte do pênis ou ele inteiro.
  • Radioterapia: Utiliza radiação de alta potência energética para destruir as células cancerígenas. Ela pode ser recomendada logo após a cirurgia.
  • Quimioterapia: Consiste na administração de medicamentos através das veias, comprimidos ou ambos. Se não for usada como tratamento único, pode ser indicada antes ou depois da cirurgia.