Câncer de Rim

• Febre intermitente.
  • Cansaço.
  • Perda de peso e de apetite sem explicação.
  • Dor nas costas ou lateral que não desaparece.
  • Sangue na urina, rosado, vermelho ou cor de cola.

Caso você apresente algum sinal ou sintoma que preocupe, procure-nos imediatamente.

Não existe uma causa conhecida que cause câncer renal, mas existem muitos fatores de risco que podem levar a ele.

• Idade: Quanto maior for, maior a chance de desenvolver a doença.
  • Obesidade: Pessoas obesas tem maior chance de ter Câncer no Rim, que pessoas com peso médio.
  • Fumo: Pessoas fumantes tem maior risco que pessoas não fumantes.
  • Hipertensão: A pressão alta aumenta as chances da doença.
  • Tratamento de Insuficiência Renal: Pessoas que recebem Diálise para Insuficiência Renal Crônica são mais propensos.
  • Algumas Síndromes Herdadas: Pessoas que nascem com a doença de Von Hippel-Lindau, Síndrome de Birt-Hogg-Dube, câncer renal na família e complexo de esclerose tuberosa, têm mais chances de desenvolver.
  • Histórico Familiar: Se a família possui casos de Câncer de Rim, as probabilidades aumentam.
  • Exposição a algumas substâncias no local de trabalho: Estar em contato com alguns herbicidas ou cádmio pode ser um fator de risco alto.

Algumas medidas que podem diminuir os riscos, são:

• Parar de Fumar.
  • Manter um peso saudável.
  • Controlar a pressão alta.

Cirurgia Laparoscópica ou Robótica: A remoção do Rim inteiro (nefrectomia) ou apenas da parte afetada pelo tumor (nefrectomia parcial) é feita de forma laparoscópica ou assistida por robótica, e é um dos principais tratamentos para a maioria dos Cânceres de Rim.

Imunoterapia: Esse tratamento utiliza algumas células imunológicas do próprio paciente. O Proleukin e o Opdivo foram desenvolvidos especificamente para o Câncer de Rim.

Terapia Direcionada: O tratamento direcionado faz com que as células cancerígenas tenham seus sinais anormais bloqueados, impedindo que se multipliquem.