Câncer de Ureter

O câncer de ureter (câncer ureteral) é um tipo de câncer que começa nas células que revestem o interior dos tubos (ureteres) que conectam os rins à bexiga. Os ureteres fazem parte do trato urinário e transportam a urina produzida pelos rins para a bexiga.

Quando ocorre?

O câncer ureteral é incomum. Ocorre com mais frequência em adultos mais velhos e em pessoas que foram tratadas anteriormente para câncer de bexiga.
O câncer ureteral está intimamente relacionado ao câncer de bexiga. As células que revestem os ureteres são do mesmo tipo de células do interior da bexiga. As pessoas diagnosticadas com câncer ureteral têm um risco muito maior de câncer de bexiga; portanto, seu médico recomendará testes para procurar sinais dessa neoplasia.

Como é o Tratamento?

O tratamento para o câncer ureteral geralmente envolve cirurgia. Em certos casos, a quimioterapia pode ser recomendada.

Sintomas:

• Sangue na urina
  • Dor nas costas
  • Dor ao urinar
  • Perder peso sem tentar
  • Fadiga

Quando consultar um médico?

Marque uma consulta com seu médico se tiver sinais e sintomas persistentes que o preocupam.

Quais as Causas?

Não está claro o que causa câncer ureteral.
Os médicos sabem que esse câncer começa quando uma célula no revestimento interno do ureter desenvolve um erro (mutação) em seu DNA. A mutação diz à célula para se multiplicar rapidamente e continuar vivendo quando as células normais morrem. O resultado é uma massa crescente de células anormais que podem crescer para bloquear o ureter ou se espalhar para outras áreas do corpo.

Fatores de risco

Aumento da idade: O risco de câncer ureteral aumenta com a idade. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo de câncer tem entre 70 e 80 anos.
Câncer de bexiga ou rim anterior: Pessoas que foram diagnosticadas com câncer de bexiga ou rim têm um risco aumentado de câncer ureteral.
Fumar: O tabagismo aumenta o risco de câncer ureteral, bem como outros tipos de câncer do trato urinário, incluindo câncer de rim e bexiga.