Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica, ou cirurgia assistida por robô, permite que os médicos realizem muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. A cirurgia robótica é geralmente associada a cirurgias minimamente invasivas – procedimentos realizados através de pequenas incisões. Às vezes, também é usado em certos procedimentos cirúrgicos abertos tradicionais.

Sobre cirurgia robótica

A cirurgia robótica com o Sistema Cirúrgico da Vinci foi aprovada pela Food and Drug Administration em 2000. A técnica foi rapidamente adotada por hospitais nos Estados Unidos e na Europa para uso no tratamento de uma ampla variedade de condições.

O sistema cirúrgico robótico clínico mais utilizado inclui um robô de câmera e braços mecânicos com instrumentos cirúrgicos acoplados a eles. O cirurgião controla os braços enquanto está sentado em um console do computador perto da mesa de operações. O console oferece ao cirurgião uma visualização em 3D de alta definição e ampliada do local da cirurgia. O cirurgião lidera outros membros da equipe que ajudam durante a operação.

Vantagens

Os cirurgiões que usam o sistema robótico descobrem que, para muitos procedimentos, aumenta a precisão, a flexibilidade e o controle durante a operação e permite que eles vejam melhor o local, em comparação com as técnicas tradicionais. Usando cirurgia robótica, os cirurgiões podem executar procedimentos delicados e complexos que podem ter sido difíceis ou impossíveis com outros métodos.

Freqüentemente, a cirurgia robótica torna possível a cirurgia minimamente invasiva. Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva incluem:

• Menos complicações, como infecção do local cirúrgico
  • Menos dor e perda de sangue
  • Recuperação mais rápida
  • Cicatrizes menores e menos visíveis

Riscos

A cirurgia robótica envolve riscos, alguns dos quais podem ser semelhantes aos da cirurgia aberta convencional, como um pequeno risco de infecção e outras complicações. Estar assistido por um cirurgião experiente e qualificado é primordial para que o resultado seja positivo.

A cirurgia robótica é ideal para você?

A cirurgia robótica não é uma opção para todos. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica e como ela se compara a outras técnicas, como outros tipos de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia aberta convencional.

Quais as Vantagens?

• É uma cirurgia bem menos agressiva.
  • Menor Sangramento.
  • Recuperação mais rápida pós-operatória.
  • Melhor recuperação funcional comparada com as cirurgias convencionais.
  • Redução da chance de ter sequelas.
  • Risco menor de infecção.
  • Sensação de dor reduzida no pós-operatório.

Precauções

O robô apenas repete os movimentos do médico, porém em caso de ações imprevistas dos cirurgião ou caso o mesmo se afaste da máquina, o tecnologia robótica trava a máquina temporariamente, evitando danos. Também existe um protocolo de conferência dos itens de segurança a cada hora de cirurgia. A equipe completa de profissionais muito bem treinados garante que a cirurgia tenha os mesmos indicadores de segurança dos outros tipos de cirurgia.